Como iniciar na profissão de web designer Webgrad Designer Logomarca Webgrad Designer

Como iniciar na profissão de web designer
profissao-webdesigner

Eu gostaria de deixar aqui para vocês algumas dicas sobre Web designer, pois já trabalho nesta área a muito tempo e conheço um pouquinho do assunto em questão. Mais como a internet evoluí muito rapidamente se você está mesmo interessado em seguir está carreira, posso lhe dizer que vale a pena mais tem que gostar muito do que faz, estudar muito, muito mesmo e conhecer seu ramo de negocia leia com atenção.

Primeiro vamos saber o que Web designer:

O web designer pode ser visto como uma extensão da prática do design, onde o foco do projeto é a criação de web sites e documentos disponíveis no ambiente da World Wide Web-(WWW).

O web designer tende à multidisciplinaridade, uma vez que a construção de páginas web requer subsídios de diversas áreas técnicas, além do design propriamente dito. Áreas como a arquitetura da informação, programação, usabilidade, acessibilidade entre outros.

A preocupação fundamental do web designer é agregar os conceitos de usabilidade com o planejamento da pessoa em destaque interface, garantindo que o usuário final atinja seus objetivos de forma agradável e intuitiva. (Explicação retirada da intenet, Wikipédia).

Visando a ampla facilidade de criar páginas na Internet e o aparecer de novas tecnologias e o uso de ferramentas que criam praticamente um site inteiro sem precisar digitar se quer um código de marcação a procura de um bom web designer têm sido praticamente esquecidas.

Praticamente, muitas pessoas criam conteúdos na web através de um processo de tentativa/erro que acaba quando um determinado browser apresenta a página de uma forma que parece agradável ao criador mais não aos seus leitores, nunca faça isso, pois os buscadores de pesquisas não indexaram seu site e você perderá muitas visitas potenciais.

Hoje em dia para ser um bom web designer você precisa entender como funciona a Internet, se colocar no lugar das pessoas que utilizam a web, para saber como seu trabalho pode ficar mais agradável para quem esta disposto a visitar seus sites e também o que os motores de busca preferem mostrar aos seus utilizadores.

A expressão Web designer com o propósito de criar conteúdos para a internet é muito abstrata, pois deixa crer que é exclusivamente para tratar do Designer de um site e suas páginas em seus aspecto gráfico.

O principal aspecto e o mais interessante da web, hoje em dia é sua extraordinária fonte de informação. Assim, a criação de conteúdos web deverá manter-se como seu principal foco a publicação e comunicação de informação e não só na criatividade de desenvolver um lindo site.

Uma boa página deverá ser esteticamente agradável, mas este aspecto nunca deverá se sobre por a visibilidade da informação publicada, conteúdo de qualidade e relevante.

Você gostaria de trabalhar  com a internet, ter uma renda extra para desfrutar com sua família , Se você está procurando um curso para começar de pé direito. Clique neste link eu fiz e recomendo.


É muito comum encontrarmos páginas em que textos são apresentados como imagens, para que se alcance um determinado efeito gráfico, também sites criados completamente em flash. É um erro comum de principiantes, estes textos serão invisíveis para os motores de busca e outras ferramentas que automaticamente processem dados na web, como por exemplo, ferramentas de leitura para deficientes visuais.

O cliente poderá ficar satisfeito com o seu trabalho. Mas em curto prazo. Até ele notar que o retorno esperado não esta sendo satisfatório para seu negócio e seu investimento não esta valeu a pena, pois seu site não está retornando visitas suficientes mesmo publicando conteúdos relevantes e interessantes.

Nada contra o Flash, mais para ser utilizado em alguns pequenos detalhes em seu projeto, botões, banner …

Qualquer profissional web designer deve ser capaz de escolher as técnicas mais adequadas para publicar conteúdos de um site. Um texto deverá ser publicado no formato textual como HTML ou HTML5, uma imagem deverá usar um formato como GIF ou JPEG, para uma animação poderá usar técnicas de Jquery (JS) e CSS3.

Apreender cada vez mais:

Não é porque você concluiu aquele curso completo de web designer e agora tem um diploma nas mãos que vai deixar o aprendizado de lado. A Web está em constante mudança, por isso procure conhecer todas as novas tecnologias, ferramentas e conceitos que surgem a cada momento.

Não leia somente o que mais gosta, procure ter uma noção geral de cada uma técnica que envolve o universo web designer, você nunca sabe quando pode aparecer um trabalho que precise justamente daquilo que você não domina.

Use a própria internet para aprimorar seus técnicas. Os conhecimentos estão ao seu alcance. Use o Google, para encontrar dicas e tutoriais, YouTube lá você encontrará excelentes vídeos de pessoas que estão dispostas a compartilhar com você seus conhecimentos.

Aprendam inglês (muito importante), os conteúdos mais interessantes sobre web designer está nesta linguagem e também vai te ajudar no melhor entendimento do seus códigos, o conhecimento básico do inglês é fundamental para quem quer seguir uma carreira de Web Designer.

Para iniciar como web designer você precisa saber linguagens de marcação como HTML, XML, XHTML e agora HTML5 ,linguagens de folhas de estilo (CSS, CSS3), algumas formas de script (Java Script, Jquery), linguagens de programação hoje em dia um considerada a mais fácil de aprendizagem é o PHP que te possibilita trabalhar com sites dinâmicos, criação de Lojas Virtuais e grandes Portais, noções de como trabalhar com bancos de dados tipo, Mysql e Postgresql.

Incluir no seu currículo ferramenta gráfica, Fireworks, Photoshop ou Coreldraw são as mais conhecidas. No inicio não é necessário ser um expert nestas linguagens, porém é bom ir se aperfeiçoado até dominar totalmente suas ferramentas de trabalho para melhorar cada vez mais seus projetos e assim conquistar seus futuros clientes.

Então é isso ai pessoal, estas são algumas dicas que passo para vocês, espero que ajude em sua jornada na profissão de Web designer, e quero salientar sobre os estudos, pois isso e o fundamental para ser um excelente profissional e ter muito exito em sua carreira boa sorte.

Se você gostou deixe um comentário e compartilhe com seus amigos usando os botões abaixo.

Programador TI, Web Designer desde 1996 trabalha em desenvolvimento de projetos Web , Freelancer e assessoria em marketing digital.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário de contato.

Espero que tenha gostado do nosso site volte sempre!

Formulario de comentarios:

%d blogueiros gostam disto: