O que é Javascript e seu fundamento Webgrad Designer Logomarca Webgrad Designer

O que é Javascript e seu fundamento
o-que-e-javascript-e-seu-fundamento

JavaScript é a linguagem de programação utilizada para criar ações (programas) embutidos dentro de uma página web.

Foi criada por Brendan Eich (Netscape) e surgiu em 1995 com o nome de LiveScript inicialmente quando foi lançada na versão beta do Netscape 2.0 em setembro de 1995, mais em dezembro de 1995 teve seu nome mudado para JavaSpript no navegador da Netscape versão 2.0B3.

Como linguagens de script client-side de páginas web. É uma linguagem dinâmica, orientada a objetos e criada com sintaxe similar à linguagem C.

Uma linguagem client-side é a linguagem que é executada do lado do cliente,  no computador do próprio usuário, onde a linguagem server-side não tem alcance nestas situações a clinet-side é usada . Entre as linguagens client-side, a única linguagem que realmente roda no navegador do usuário é a JavaScript.

Apesar de conter Java no nome, a linguagem JavaScript é distinta da linguagem Java e apresenta recursos não disponibilizados em Java ou C++.

É uma linguagem de programação do lado do cliente( client-side ), porque é o navegador que suporta a carga de processamento.

Graças a sua aceitação na maioria dos navegadores mais usados, é a linguagem de programação do lado do cliente( client-side ) mais utilizada.

Com Javascript podemos criar efeitos nas páginas web e criar interatividades com o usuário. O navegador do usuário é o encarregado de interpretar as instruções Javascript e executá-las .

Javascript é uma linguagem de programação bastante simples para fazer as coisas com rapidez. Pessoas iniciantes em programação poderão aprender esta linguagem com facilidade, com um pouco de prática pode fazer coisas incríveis em seus projetos.

O que se podem fazer com Javascript:

Criação de páginas dinâmica, programas como calculadoras, agendas, ou tabelas de cálculo.
Está linguagem é interpretada ao invés de compilada. Possui ótimas ferramentas padrão para listagens (como as linguagens de script, de modo geral); Oferece bom suporte a expressões regulares (característica também comum a linguagens de script).

Sua união com o CSS é conhecida como DHTML. Usando o Javascript, é possível modificar dinamicamente os estilos dos elementos da página em HTML.

jquery

Hoje graças ou JavaScript temos a nossa disposição a biblioteca Jquery, que é um variação desta excelente linguagem, criada para facilitar nossa vida, o Jquery tem uma sintaxe mais amigável, desta forma podemos escrever programas javascript mais facilmente, pois sua sintaxe original e mais complicada.

Está e uma breve explicação de javaScrip para quem tem curiosidade de saber um pouquinho mais sobre está linguagem de programação, que hoje em dia é responsável pela criação da diversos aplicativos para dispositivos móveis, e está presente na maioria dos navegadores na internet.

Se gostou deixe um comentário e compartilhe com seus amigos usando os botões abaixo.

Programador TI, Web Designer desde 1996 trabalha em desenvolvimento de projetos Web , Freelancer e assessoria em marketing digital.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário de contato.

Espero que tenha gostado do nosso site volte sempre!

Formulario de comentarios:

%d blogueiros gostam disto: