Como proteger seu pc e redes sociais de sequestros de dados Webgrad Designer Logomarca Webgrad Designer

Como proteger seu pc e redes sociais de sequestros de dados
Como-protejer-seu-pc-e-redes-sociais-de-seguestros-de-dados

Hoje em dia está cada vez pior as manifestações de Hackers na internet, os amadores aqueles que reviram blogs e vídeos no Youtube para tentar aprender, e com certos tipos de programinhas feitos para esta finalidade rastreiam pcs vulneráveis com antivírus desatualizados.

As vezes esse tipo de ataque trazem para nós muitos problemas e estragos, este tipo de Hacker não tem ainda noção do que realmente está fazendo, mais assim mesmo o prejuízo pode ser grande.

Agora existem os Hackers profissionais, que já atuam a anos neste ramo, são aqueles superdotados, com um QI avançado, programadores natos que aprendem tudo de forma fácil e rápida, este sim é motivo de preocupação, não para nós simples internautas, mais para grandes empresas, magazines que usam a internet.

Como assim?

Com o crescimento de transações de valores pela chegada de grandes empresas, milhões de pessoas usando as redes sociais, lojas virtuais e muito mais.

Com a facilidade que a web está nos passando para fazermos qualquer coisa, desde uma simples consulta em um blog de nosso interesse sobre aquela receita de bolo para fazermos no café da tarde, até grandes transações que envolve muito dinheiro, no simples fato de guardar dados pessoais em nosso computador como copias de documentos, senhas de todos os tipos, banco, redes sociais, fotos de nossos familiares e arquivos importantes para nossos trabalhos.

Isto vem chamando a atenção destes tipos Hackers tanto os amadores quanto os profissionais que agora resolveram atacar todo tipo de categorias tanto grandes empresas com pcs domésticos, com o surgimento de um novo tipo de ataque o sequestro de dados, que podem ser do seu computador ou de suas redes sociais.

Mais quem é o culpado disso acontecer?

Um vírus não se instala sozinho, tenha sempre isso em sua mente, pois todo vírus é um arquivo executável, tem que ser aberto, clicado ou executado para poder infestar seu computador.

Então podemos disser que por incrível que pareça o culpado de ser invadido é você mesmo ou melhor nossa curiosidade.

Como acontece e porque a curiosidade?

1 – Aquele e-mail estranho que muitas vezes vai direto para sua caixa de spam, você não se contenta e vai lá e abre para ver o que é, neste momento o vírus foi liberado.

90% dos vírus vem por e-mail, nunca abra e-mails de quem não conheça, se caiu na caixa de spam boa coisa não é, o filtro de spam dos servidores de e-mail ajudam muito, mais você também tem que colaborar, nunca abra simplesmente exclua.

2 – Nunca execute e-mails que vem com extensões “ .EXE ”, provavelmente é um vírus.

Se você está acostumado a usar o Outlook do Windows, habilite a verificação de arquivos “.EXE”, isto ajuda bastante.

Entre em contato com seus servidores de E-mail, GMAIL, IG, YAHOO, HOTMAIL … E verifique se tem está possibilidade também.

3 – Baixe programas somente de fontes originais, páginas oficiais dos próprios programas.

Tenha calma quando for instalar programas, não saia apertando NEXT (Instalar) sem ler o que está fazendo, muitos executáveis de programas que a gente baixa hoje em dia, vem com outros programas embutidos que é difícil de perceber, então leia tudo e desmarque o que não for necessário para você, muito cuidado nesta hora, pois um destes programas pode ser vírus, muitas vezes aqueles vírus que atacam seu browser, Chrome, IE, Firefox e muitos outros dando uma enorme dor de cabeça e gastos na contratação de um profissional para limpar seu pc.

Se por a casso seu browser foi infectado por estas pragas, tipo você digita uma url e é direcionado para outra, seu site de busca foi modificado, está surgindo várias propagandas nas páginas que você visita atrapalhando sua navegação, provavelmente seu browser está infectado.

Mais fique tranquilo existe um Anti Malware totalmente grátis, muito bom criado para resolver este problema.

Baixe o AdwCleaner na página oficial, após é só executar o programa que se atualizará automaticamente e abrirá, a seguir clique em verificar e aguarde a varredura, quando terminar abaixo aparecera as pragas que ele achou em seu pc, você pode olhar mais não desmarque nada, simplesmente clique em limpar, após a limpeza ele pede para reiniciar o pc clique em reiniciar, quando o pc ligar novamente você terá um relatório do que foi deletado, e suas dores de cabeça foram resolvida faça esta verificação uma vez por semana para garantir sua tranquilidade.

Redes sociais.

Nas redes sociais não clique em vídeos ou notícias muito chamativas, aqueles vídeos que você clica e te leva para uma página que pede para você executar alguma coisa ou liberar seus dados das redes sociais, nunca faça isso pois estará liberando sua conta para ser infectada por Hackers.

Dicas que devo fazer se ainda não fui infectado:

  • Faça backup diariamente se possível de seus arquivos, da pasta USUÁRIOS.

  • Habilite extensões de arquivos, nunca deixe esta opção desabilitada, com ela você saberá facilmente que tipo de arquivo está visualizando.

  • Se você não usa desabilite o protocolo RDP do Windows que trabalha pela porta TCP 3389, a porta favorita de Hackers invasores saiba mais sobre rdp (Wikipédia).

  • Mantenha sempre seu antivírus atualizado.

  • Além de seu antivírus instale um programa de Malware, deixo aqui uma sugestão o Malwarebyte, página oficial, excelente para esta função. 

  • Ative o Firewall, tanto no Windows quanto nos antivírus, segurança 100%.

  • Tenha costume de criar pontos de restauração do sistema, use nomes sugestivos. Ex: computador 100%, pc ótimo

Se percebeu que pegou o vírus:

Se você aplicar as técnicas acima citadas, você pode tentar fazer a restauração do sistema, direto assim que perceber algo estranho, se não funcionar siga o passo abaixo.

Se nada acima resolver e coisas estranhas estão acontecendo em seu computador, desligue o pc da tomada rapidamente, e chame um técnico habilitado de segurança digital, perceba que não é qualquer técnico, tem que ser um técnico habilitado para este tipo de serviço.

Conclusão:

  • Sabemos que existem hackers amadores e profissionais.

  • Hoje os ataques visam também computadores domésticos, com a chegada dos sequestro de dados.

  • O culpado de ser infectado e o próprio usuário e sua curiosidade.

  • Nunca abra e-mails que caem na caixa de span, e nem e-mails com extensão .EXE.

  • Use todos os recursos que são oferecidos para proteger seu pc, Antivirus sempre atualizado, crie pontos de restaurações no sistema.

  • Não clique em vídeos muito chamativos que leva você para fora de suas redes sociais.

  • Nunca libere seus dados de redes sociais para sites de aplicativos sem ter certeza que é seguro.

  • Use o AdwCleaner para limpar seus browsers de pragas indesejáveis.

Se você gostou deixe um comentário e compartilhe com seus amigos usando os botões abaixo.

Programador TI, Web Designer desde 1996 trabalha em desenvolvimento de projetos Web , Freelancer e assessoria em marketing digital.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário de contato.

Espero que tenha gostado do nosso site volte sempre!

Formulario de comentarios:

%d blogueiros gostam disto: